Empresa

O começo

"Feliz aquele que transmite o que sabe
e aprende o que ensina" 
(Cora Coralina)

Em outubro de 2013, Rafael D’Almeida estava trabalhando em época de congresso na City Tour Transportes. Rodeado de planilhas, ele estava sentindo-se sobrecarregado e com uma enorme dificuldade com os colaboradores em manusear planilhas de Excel. Para facilitar a rotina de ambos, foi criado o primeiro curso de Excel dentro da City Tour, o que ajudou Rafael muito nos meses seguintes.

Oportunidades

"77% das oportunidades de emprego de nível superior
exigem conhecimento em Excel"
(Gi Group)

Durante sua pós-graduação, em janeiro de 2014, em uma conversa cotidiana com os colegas, Rafael ficou sabendo que um deles teria uma entrevista de emprego em uma semana e que um dos requisitos era conhecimento em Excel.  Na mesma hora, Rafael citou o curso que deu na City Tour meses atrás e ofereceu para transmitir o mesmo conteúdo ao colega. Com isso, surgiu a segunda turma de Excel, agora com quatro alunos, aonde, sem intenções financeiras, preparou um curso mais elaborado para ajudar os colegas.
O sucesso do aprendizado de cada um dos quatro foi tão grande, que Rafael começou a receber ligações e mensagens em seu celular pedindo para se inscreverem no próximo curso. Em menos de uma semana, o que era um curso com apenas quatro alunos, se transformou em oito.

Detalhes

"Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta e quantas vezes for necessário.
Só não desista (...).
Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz"
(Bill Gates)

Para o curso ser um sucesso, Rafael nunca pensou em quantidade e, sim, em qualidade. Suas turmas são limitadas em 8 (oito) alunos, pois sabia que a cada inscrito acima desse número, seria 20 minutos de aula a mais em cada dia, o que prejudicaria até a atenção dada individualmente a cada aluno. Assim, Rafael D’Almeida percebeu que para oferecer algo de qualidade, a quantidade de alunos e outros pontos cruciais precisam ser pensados para que o resultado final da aprendizagem de cada um seja fascinante.

Planejamento

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso,
ao esforço, à dedicação, não existe meio termo.
Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."
(Ayrton Senna)

Do primeiro curso até hoje, tudo foi pensado, analisado e planejado. Algumas vezes, apareceram perguntas que Rafael não sabia responder, porém isso não o fez desanimar, muito pelo contrário, isso servia de estimulo para ir atrás das melhores soluções para seus alunos.
Para fazer diferente de outras instituições, ele fez cursos em Goiás e São Paulo para saber o que evitar e o que deveria ser melhorado e aproveitado em suas aulas. E, com toda sua trajetória, Rafael D’Almeida conseguiu ser o primeiro e único instrutor certificado pela Microsoft em Excel 2013, no Centro Oeste. Mesmo que tenha escutado de diversas pessoas que certificado não é tudo, para ele, isto era mais um importante pré-requisito para oferecer o melhor aprendizado a seus alunos.
Com toda bagagem profissional, Rafael registrou sua empresa, preparou todo o material de apoio e, em cada curso, disponibiliza coffe break em uma sala de aula que conta com computadores all-in-one de 18.5” LED, ar-condicionado, cadeiras e mesas novas. Uma estrutura pensada para o conforto e bem-estar de todos.

Referência

"Foco é dizer não"
(Steve Jobs)

Em sua caminhada, surgiu inúmeras oportunidades para cursos como AutoCad, Outlook com Gestão do Tempo, Apresentações de Alto Impacto.. Mas Rafael sempre pensou em focar, pois sua intenção nunca foi saber tudo, mas sim ser referência naquilo que todo mundo precisa saber!